02 novembro 2011

Quando você lê a palavra do título, o que vem a sua mente? Você pensa em Dogmas? Princípios? Igrejas? Farsas?

Paulo de Tarso descreveu fé da seguinte maneira:
Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Releia o trecho mas, agora, dê atenção a certas partes sublinhadas sobre a definição da fé:
1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Não é de hoje que se ensina que (pensando em ciência, agora) para se ter certeza a respeito de alguma coisa, essa coisa precisa ter passado no teste científico de tentativa e erro. Após isso, os fatores que levam a concluir que aquilo é certo passam a ser chamados de provas. Neste caso, Paulo está dizendo que a fé é a prova de que aquilo que não vemos existe. Faz sentido? Para Paulo fazia. Além disso, ele dizia que essa prova era o que  levava à certeza das coisas que se esperam. Parece um discurso meio sem sentido, né? Mas não é.

Pela Bíblia, podemos aprender sobre a fé os seguintes pontos:
Romanos 10:17 Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

João 8:32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará

João 14:6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."

Paulo confiava completamente em Jesus. Afinal, quando ainda chamado de Saulo, perseguiu aqueles que seguiam os ensinos de Cristo até que a caminho de Damasco o próprio Jesus lhe apareceu perguntando "Por que me persegues?" (Cf. At. 9:4; 22:7; 26:14). Paulo não poderia estar tendo algum devaneio em dizer que tinha certeza que a promessa de Cristo se cumpriria e que essa sua fé era a prova de que o que não se vê hoje está por vir.

Jesus não é uma invenção humana. Historiadores judeus e de outras civilizações escreveram sobre diversas obras de Cristo confirmando o texto bíblico. O que temos hoje em mãos (me refiro a Bíblia) não é algo deturpado ou alterado pois diversos materiais confirmam que o texto original permaneceu (vide manuscritos de Qunram). Ainda assim, exitem pessoas que teimam em afirmar que tudo isso é uma farsa.

Como já falei, muitas pessoas tendem a negar algo por que não é cientificamente provado. Infelizmente, essa postura só é adotada quando Deus está em foco. A origem do universo através do big bang não é cientificamente provada mas é transmitida pelos colégios como algo certo. A história evolução das espécies não é cientificamente provada mas não é olhada com desdém como fazem com a história Criação. Diversas teorias são tidas por verdadeiras ainda que não sejam cientificamente provadas mas só quando o assunto envolve Deus é que usam o argumento de que "não se pode provar". Surge, então, uma pergunta: Isso não seria "ter fé na ciência"? Ou ter fé no que for...

No fim, tudo se resume em ter fé. Em outras palavras: acreditar naquilo que se espera e não se vê. E se existisse alguma medida de fé, diria que é preciso ter mais fé para crer que viemos do nada e vamos para o nada (que propósito há em viver, então!?) do que acreditar que viemos das mãos de um Criador que nos criou para a vida eterna e, apesar de um probleminha que nos privou desse direito temporariamente, fez tudo o que o homem não poderia fazer para lhe devolver o direito de viver eternamente(Ah! Isso nos diz que temos um propósito para estarmos vivos!).

Um homem escreveu um livro intitulado "Não tenho fé suficiente para ser ateu". E você? Em que (ou quem) tem fé?

2Crônicas 20:20 Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória


Todos os textos bíblicos usados nesta postagem foram retirados da tradução Nova Versão Internacional (NVI).

0 comentários :