21 dezembro 2011

Tiatira = Sacrifício

A cidade em si dava a impressão de "fraca tornada forte". Foi construída por Seleuco, um dos generais de Alexandre, em 280 a.C.

Foi construída ara ser uma cidade-sede de guarnição militar. Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol "Apolo".

Elogio: "Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras" (Apocalipse 2:19)

A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.

Reprovação: "Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda deduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem cisas sacrificadas as ídolos" (Apocalipse 2:20).
Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ela promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.

Conselho: "Conservai o que tendes..." (Apocalipse 2:25) - As doutrinas

Promessa: "Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã" (Apocalipse 2:26-27).

Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica, sob a liderança do papa, passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus.

TIATIRA = 538d.C. - 1517d.C.

No próximo post, estudaremos sobre Sardes.

0 comentários :