30 dezembro 2011

Diz a Bíblia:
Mateus 7:7 ​Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
E, sem qualquer contexto, esse trecho bíblico é desculpa para acreditar que Deus é um gênio da lâmpada. A "síndrome de Alladin" é facilmente percebida quando se ouve alguém dizer "Deus só é Deus se fizer isso e aquilo".

A "síndrome de Alladin" também aparece em pessoas que se dizem céticas (e será que são céticas quanto ao ceticismo?). Só que a argumentação muda um pouco aparecendo como "Se Deus existisse teria feito isso e aquilo".

Mas, como funciona a oração e a resposta à oração, então?

No primeiro capítulo da carta de Tiago encontramos uma sugestão.
5 ​Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 ​Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7 ​Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8 ​homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Nesse trecho, Tiago fala especificamente da sabedoria. O leque, porém, pode ser aberto para outros assuntos. Veja o que Cristo falou:
Marcos 11:24 ​Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Isso vai direto de encontro com a "síndrome de Alladin". Quem sofre dessa síndrome não pede nada a Deus para reclamar que Ele não faz nada e, quando pede, pede para querer provar que Deus existe, mas pede sem fé. Afinal, nem acredita nAquele a quem dirige o pedido.

Você sofre dessa síndrome? Há remédio, sabia?

Ler o restante do texto de Mateus 7 ajuda a entender o remédio:
8 ​Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.
9 ​Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?
10 ​Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
11 ​Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
12 ​Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
A princípio, o ensino tem relação com Deus mas o contexto afirma que este ensinamento também tem ligação com o âmbito social.

Além disso, é necessário entender que, apesar de nos abençoar, Deus está mais disposto a te preparar para algo MUITO melhor do que viver em abastança nessa terra. Não adianta você querer pedir "mansões, carros importados e muitas riquezas" para viver uma vida tranquila aqui pois não é isso que Deus está disposto a te dar. Ele quer te dar vida eterna sem sofrimento e sem morte, com muito mais do que você pode imaginar (Cf. Apocalipse 21; 1Coríntios 2:9). Pese na balança: O que é melhor? Conforto enquanto há sofrimento ou felicidade enquanto não há dor, nem morte, nem qualquer coisa ruim? Tenho certeza que é a segunda opção.

Portanto, lembre-se: Deus te dará o suficiente para viver uma vida que aponte para uma outra vida, a que Deus está preparando para aqueles que crerem.

Que tal confiar, desde já, que Deus quer o melhor para ti e depositar sua confiança nEle?

0 comentários :