05 dezembro 2011

Pérgamo = Altura, Exaltação

Pérgamo significa "cidadela". Ela estava localizada no cume de uma montanha. Essa esplêndida cidade era conhecida por seus muitos templos pagãos e uma grande biblioteca com cerca de 200.000 rolos (livros).

Pérgamo instituiu o primeiro culto de adoração a um imperador vivo (29 a.C.). Eis por que ela é referida como o lugar "onde Satanás tem seu trono". Pérgamo se orgulhava por ser a capital da Ásia e por ter muita cultura e uma corte que julgava os prisioneiros com severidade.

Era o centro das religiões místicas orientais vindas de Babilônia. Tinha muitos templos pagãos.

Elogio: Antipas era o provável pastor da Igreja. Ele foi queimado no ventre de um bezerro de latão aquecido até ficar incandescente. "Conservas o meu nome e não negaste a minha fé" (Apocalipse 2:13)

Reprovação: "Tenho contra ti algumas coisas, tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão. Também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas".
Enquanto a Igreja de Éfeso "odiava as obras dos nicolaítas" (Ap. 2:6), a Igreja de Pérgamo "sustentava a doutrina" deles. (Não acreditavam na divindade de Cristo e praticavam as obras da carne).

Conselho: "Arrepende-te"(Apocalipse 2:16)

Promessa: "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Apocalipse 2:17)

Pérgamo representa o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo. Entre elas a guarda do domingo como dia de descanso.

PÉRGAMO = 313d.C. - 538d.C.

0 comentários :