30 dezembro 2011

Leia o trecho de Deuteronômio 10 abaixo:
8 ​Por esse mesmo tempo, o SENHOR separou a tribo de Levi para levar a arca da Aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
9 ​Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como o SENHOR, teu Deus, lhe tem prometido.

Não só neste texto mas em outros trechos da Bíblia é comentado que Deus separou a Tribo de Levi para oficiar no Templo como Sacerdotes. Assim, ficou conhecido que os levitas eram sacerdotes no templo.

O sacerdote é o equivalente aos nossos dias de um Pastor. É o líder espiritual a quem o povo vai quando tem alguma dúvida, precisa de alguma ajuda, etc. Resumindo: Sacerdote era sinônimo de líder espiritual.

Agora explico a razão da pergunta com a palavra levita entre parênteses no título da postagem:
Tenho visto, já há algum tempo, algumas pessoas chamarem alguns músicos de "levitas". O texto bíblico afirma que "levita" era a tribo separada para o sacerdócio e não a tribo separada para a música.

Entretanto, vemos na Bíblia situações em que levitas tocaram e cantaram no Templo. Já vimos que os Levitas foram separados por Deus para o Sacerdócio e ofício no Templo. Nada mais natural, então, que os mesmos oficiassem os cânticos naquele local.

Então, por quê chamar exclusivamente os músicos de "levitas"?

Ao observar, percebo que querem que o músico seja um sacerdote por nome. Querem que o músico seja chamado de "levita", querem que o músico faça "ministrações" enquanto canta também. Ministrar é obra de um  Ministro da Palavra. Um Pastor.

Percebo, então, que há um excesso de modinhas para alavancar o ego de muita gente. Músico é músico e levita é levita/sacerdote/líder espiritual.

Se for para tratar um músico como levita, melhor seria chamar o músico de "pastor". E, neste caso, Pastor é aquele que passou por 4 anos de dedicação em estudos para, depois, dedicar 4 anos na prática e, então, assumir as plenas funções de um Levita.

Levita, afinal, é aquele que é separado por Deus para guiar o povo ao Redentor. Ministrar diante do povo as novas da salvação. Levita é o líder espiritual do povo. Quem ministra é o ministro do evangelho, o Pastor.  Pedir que um músico "ministre" durante a música é semelhante a dizer "O pastor só falou abobrinha, fale um pouco de coisa útil aí" e é semelhante, também, a dizer "o que você está cantando não presta pra nada, fale algo de útil". A própria música já é uma "ministração"(pregação).

Agora pergunto: Devemos convidar pastores para cantar ou podemos convidar músicos também? Se podemos convidar músicos, então sem essa de "chame um/uma levita".

0 comentários :