21 setembro 2011

Na parte 1 desta série de postagens sobre casamento, postei alguns textos bíblicos sobre o assunto e, entre eles, estava o texto de Efésios 5 onde lemos que a mulher deve ser submissa ao marido e o marido deve amar a sua esposa tanto quanto Cristo amou a igreja. Hoje, iremos nos deter mais ainda neste texto. Segue, abaixo, o texto de Efésios 5:22-33. Desta vez a tradução será a da Bíblia VIVA.

22 Vocês, esposas, devem ser submissas à liderança de seus maridos, do mesmo modo como se submetem ao Senhor,
23 Porque o marido toma conta da esposa da mesma maneira como Cristo toma conta do seu corpo, que é a igreja. ( Ele deu a sua própria vida para cuidar dela e ser seu Salvador ).
24 Portanto vocês, esposas, devem obedecer de bom grado a seus maridos em tudo, tal como a igreja obedece a Cristo.
25 E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando morreu por ela,
26 para fazê-la santa e pura, lavada pelo batismo e pela palavra de Deus;
27 a fim de que Ele pudesse dá-la a Si mesmo como uma igreja gloriosa sem uma única mancha, ou ruga, ou qualquer outro defeito, mas sim santa e sem nenhuma imperfeição.
28 É assim que os maridos devem tratar suas esposas, as amando como partes de si próprios. Porque uma vez que um homem e sua mulher são agora um só, o homem está realmente fazendo um favor a si mesmo, e amando a si mesmo, quando ama sua esposa!
29 Ninguém odeia seu próprio corpo, mas cuida dele com todo o amor, tal como Cristo cuida do seu corpo,
30 a igreja do qual nós todos somos membros.
31 ( Que o marido e a esposa são um só corpo prova-se pela Escritura que diz: "Um homem deve deixar seu pai e sua mãe quando se casa, a fim de que possa estar perfeitamente unido à sua esposa, e os dois serão um só" ).
32 Eu sei que isto é difícil de compreender, porém é uma ilustração do modo pelo qual somos membros do corpo de Cristo.
33 Portanto, eu torno a dizer; um homem deve amar sua esposa como parte de si próprio; e a esposa deve cuidar de respeitar profundamente o marido - obedecendo, elogiando-o e honrando-o.

São conselhos divinos para o casamento que se seguidos perfeitamente, evitariam muitas brigas, separações e divórcios. Perceba que o resumo é este: Mulheres devem ser submissas aos maridos e maridos devem amar a esposa como ama o próprio corpo pois são ambos uma só carne! Poético.

O interessante sobre o texto não é o que a mulher e o homem deve fazer. Na realidade, o conselho para as mulheres atinge diretamente os homens e o conselho aos homens atinge diretamente as mulheres. Divinamente inspirado, Paulo escreveu aos homens aconselhando mulheres e escreveu a mulheres aconselhando homens. Como?

Todo homem gosta de ser honrado, respeitado e elogiado! É natural que o homem tenha prazer em ser o cabeça da família (pois a Bíblia assim o coloca (Efésios 5:23 - ARA)) e a mulher tem prazer em ser amada e cuidada. Desta forma, ao aconselhar que a mulher obedeça, elogie e honre o marido, Paulo estava querendo que os homens tivessem felicidade no casamento e quando aconselhou que os homens amassem a sua esposa ele estava querendo que a mulher fosse feita feliz. Em realidade, esse é o segredo de um casamento bom: Um querendo fazer o outro feliz. A outra parte d segredo é que Cristo deve ser o centro. Se Cristo está no centro, o marido a direito de Cristo e a esposa a esquerda de Cristo, quanto mais o marido se aproximar de Cristo, mais perto estará da esposa e quanto mais a esposa se aproximar de Cristo, mais próxima estará do marido.

E você? Casou para ser feliz ou para fazer feliz? Pense nisso. Deus te abençoe.

0 comentários :