06 setembro 2011

Na Bíblia aprendemos que Casamento é a união entre duas pessoas. Ali podemos ler o seguinte:

Gên. 1:27 ​Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gên. 1:28 ​E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Com este texto, podemos ver que Deus instituiu o casamento antes do pecado (e não que o sexo é pecado, como alguns ensinam) e fez do casamento uma benção. O seu casamento é uma benção?

Existem pessoas que definem "Casamento" como um jogo de mestre e escravo, com o pensamento "Eu mando e ele/ela obedece!" enquanto outros acham que casamento é uma forma de fugir do pai e/ou da mãe. Mesmo que depois vá correr atrás deles pedindo ajuda. Há, também, um grupo que acha que casamento tem local e hora específicos: Um museu qualquer no horário de visitação pois é coisa de antigos.

Bem, o texto de Gênesis 1:27-28 trata do casamento antes do pecado. A Bíblia trata do casamento depois do pecado?

Acompanhe o texto de Colossenses 3:18-19:
18 ​Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
19 ​Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.

Numa sociedade em que o feminismo tem levantado suas bandeirolas, parece caretica ler que uma mulher deve ser submissa ao seu marido (ainda que não sintam problema em ler o verso 19) mas devemos analisar o assunto melhor.

Submissão é vergonhoso? De modo algum! A Bíblia nos ensina que o chefe da casa é o marido! Pergunto às mulheres: Quantas vezes você quis e até mandou em seu cônjuge? Dar ordens ao cônjuge é demonstração de submissão? Não. Pergunto, agora, aos homens: Você tem amado sua esposa e a tratado bem? Lembre-se que tratar bem não é dar tudo o que ela quer mas tudo o que ela precisa!

Em Efésios 5:22-24, Paulo compara a autoridade do marido no lar à autoridade de Cristo na igreja. O casamento se resume em querer fazer o outro bem e não fazer que o outro te faça bem. Em Cantares há uma bela frase que resume isso: Eu sou do meu amado e ele é meu(Ct. 6:3).

Qual a sua realidade de casamento?

Em breve, tratarei da parte 2.

Deus te abençoe.

0 comentários :