02 setembro 2011

Responda rápido: Que tipo de Cristão/Cristã você é?
(  ) Quase um Enoque
(  ) Perfeição é meu sobrenome
(  ) Miserável
(  ) Na medida
(  ) Faço o que posso

Depois de responder a pergunta acima, leia o texto de Romanos 12:1-2. Segue:
1 ​Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 ​E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Apresentar o corpo por sacrifício vivo é, em outras palavras, obedecer aquilo que lemos em 1Coríntios 6:19-20.
19 ​Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 ​Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Não tem nada a ver com matar pessoas! Para ajudar, posto abaixo o mesmo trecho na tradução NTLH:
1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Perceba que Paulo, quando escreveu à igreja de Roma, se preocupou em aconselhar os que recebessem as suas instruções a seguir um caminho digno, fugindo daquilo que os afastaria de Deus. Pediu, ainda, que vivessem em santidade. O Cristão sabe muito bem o que isso significa. Não é ser perfeito, pois isto é impossível, mas, pela graça de Deus, viver em comunhão tal com o Pai que a fidelidade aos preceitos divinos seja mero resultado.

É interessante notar que Paulo usa o termo "culto racional" para expressar a importância de usar a razão para servir a Deus. Não com emocionalismo, com êxtases e gritarias, balburdia e bagunça. Com racionalidade, ordem. Basta ver o exemplo do Templo que foi erguido pelos Israelitas, sob a tutela de Moisés, para perceber que Deus se preocupa MUITO com a ordem nos cultos e na adoração.

Copio, ainda, mais um pedaço de Romanos 12:
3 ​Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 ​Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5 ​assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6 ​tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7 ​se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8 ​ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

Paulo está tratando do assunto de como os irmãos deveriam viver em comunhão na Igreja. A postagem anterior a esta já abordou o tema mas trouxa ainda esta para demonstrar como o assunto é amplamente debatido na Bíblia o que só resta uma conclusão: Poucos estão lendo a Bíblia.

Somos todos um só corpo em Cristo mas ainda existem os que querem ser olhos, mãos, pés, e, se fosse possível, usurpariam o lugar de Cristo como cabeça. Por quê? Que soberba é esta para querer tomar o lugar de tudo e de todos, achando que o mundo gira ao seu redor?

No verso 3 de Romanos 12, Paulo comenta que não devemos pensar de nós mesmo além do que convém. Sabe o que isso significa? Aprenda a ser humilde. Jesus viveu em humildade. Humildade não é o que a sociedade tenta ensinar. Não é ser paupérrimo, com vida esdrúxula, condenável, não é viver sem ter o que comer ou o que vestir. Humildade é reconhecimento. Saber reconhecer que qualquer pessoa é tão importante quanto você, independente de posses ou conhecimento.

Então, com esta postagem e a postagem anterior, aprendemos dois segredos para a vida em comunhão com irmãos:
1- Não julgue;
2- Seja humilde.

São ótimos conselhos. Conselhos bíblicos. Conselhos divinos, haja visto que isto é resultado de inspiração divina.

Que tal decidir servir a Deus racionalmente?

Deus te abençoe.

0 comentários :