16 fevereiro 2013

Se você tem uma Bíblia, abra agora em Daniel 2. Se não tem, acesse www.biblia.com.br e lá existe uma sessão para pesquisa bíblica.

O capítulo começa dizendo que o rei Nabucodonosor teve um sonho e ficou perturbado com o que viu no sonho. Entretanto, o rei não lembrava o que tinha sonhado. A perturbação era tão grande que ele chamou os seus conselheiros que, na Bíblia, são chamados de "magos, encantadores, feiticeiros e os caldeus". Entre os versos 1 e 9 há um diálogo onde o rei pede que o sonho seja revelado assim como o seu significado. Os "adivinhadores" pedem que o sonho seja contado para que o significado seja revelado. O rei, então, cobra deles uma postura de verdadeiros encantadores e magos e pede que o sonho seja revelado junto com o seu significado sob a ameaça de perderem a vida junto com suas famílias se não forem capazes de fazer como era pedido. Vem então o que se lê no verso 10 e 11:

10 ​Responderam os caldeus na presença do rei e disseram: Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse semelhante coisa de algum mago, encantador ou caldeu.
11 ​A coisa que o rei exige é difícil, e ninguém há que a possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens.

Veja que declaração profunda! "Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige" foi a frase dita! Hoje em dia vemos diversas pessoas se passando por "adivinhos" e que interpretam sonhos. Se alguém  fizesse a mesma cobrança do rei Nabucodonosor hoje em dia, ouviria a mesma coisa dessas pessoas. Eles precisam saber o sonho para "explicar o significado". A explicação, é claro, é forjada. Apenas Deus conhece o que está encoberto e o que é misterioso.

Nabucodonosor se enfurece e ordena a morte do todos os sábios de Babilônia. Estivessem eles ali perante o rei ou não. Deste grupo faziam parte Daniel e seus três amigos, Ananias, Mizael e Azarias (mais conhecidos por Sadraque, Mesaque e Abede-Nego). Arioque, foi avisado por Daniel para pedir tempo ao rei pois pediria ao Deus dos céus, ao Criador da terra e o mistério seria revelado. Além disso, Daniel convocou seus amigos e os outros cativos que foram levados de Jerusalém para Babilônia para que orassem e jejuassem em favor desta causa.

Temos, então, o verso 19:
19 ​Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu.

Deus, em sua infinita misericórdia, estava revelando ao rei o que aconteceria tanto em seu tempo quanto em tempos distantes e vindouros. Daniel, então, recebeu a revelação de como teria sido o sonho e agora tinha o dever de revelar ao rei aquilo que o mesmo pediu: o significado do que havia visto.

Abaixo segue uma representação do que o rei viu:
A estátua do sonho de Nabucodonosor

Qual era o significado daquilo? Havia um motivo especial para o sonho do rei? Na próxima postagem iremos estudar as palavras de Daniel ao rei. Fique de olho!

Um grande abraço e que Deus nos abençoe.

0 comentários :