21 fevereiro 2013

Babilônia passou. Durou um bom tempo até que os Medo-Persas a citiaram e invadiram. Conquistaram o que pertencia àquele outro império e, agora, aumentavam suas conquistas.

Dario, o Medo foi governante nesse império e manteve Daniel em um posto de destaque. Durante 70 anos, Daniel esteve em posição de decidir rumos de um povo. Oficiava diante do rei. Nabucodonosor havia dado a ele e aos seus três amigos uma posição de destaque. A Bíblia declara a respeito dos quatro rapazes que:

Daniel 1:17 ​Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.

Estudiosos comentam que Daniel e seus amigos tenham sido levados cativos de Jerusalém quando Daniel tinha entre 15 e 18 anos. Estimasse que Daniel tenha morrido com 90 anos no reinado dos Medo-Persas.

A conquista não é comentada na Bíblia. O dia da conquista, entretanto, é comentado e pode ser lido no capítulo 5 do livro de Daniel.

No versículo 1 lemos:
Daniel 5:1 ​O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.

Como já comentado aqui (neste post), Belsazar ocupava a posição de vice-rei no reinado babilônico por que seu pai, Nabonido, estava na Arábia. Por isso, Belsazar é chamado de rei. Respondia como rei e era tratado como tal.

A história continua e encontramos o seguinte trecho:

Daniel 5
2 ​Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.
3 ​Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.
4 ​Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
5 ​No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo.
Belsazar era neto de Nabucodonosor, mas o chamava de pai por ser seu sucessor no reinado. Daniel se refere a Nabucodonosor como pai de Belsazar e algumas pessoas pensam mesmo que o jovem rei seja filho do grande imperador da Babilônia. Jesus, por exemplo, é chamado de filho de Davi (Mt 9:27). Sucede que Davi viveu cerca de mil anos antes de Cristo. É que a palavra “pai”, nos idiomas semitas, pode se referir também a qualquer antepassado, não só ao pai imediato.

Imagine que você está em uma festa e uma pessoa decide te mostrar coisas valiosas que tem em casa. Enquanto mostra essas coisas, aparece uma mão e começa a escrever na parede. Qual seria a sua reação?

As pessoas que estavam naquela festa ficaram perplexas. O que era aquilo afinal? O que aqueles dedos escreviam? Qual era o significado daquilo tudo?

A história de Daniel 2 se repete. Os sábios e adivinhos foram chamados. A Bíblia comenta o que aconteceu:
Daniel 5:8 ​Então, entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler a escritura, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.

Quando Nabucodonosor teve o sonho, precisou da interpretação do sonho mas que este fosse revelado antes pois não se lembrava do mesmo. Aqui em Daniel 5 vemos que, mesmo vendo, os sábios não foram capazes de interpretar o que viam. Daniel, mais uma vez, é chamado. Ele, então, dá a interpretação:

Daniel 5
25 ​Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.
26 ​Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele.
27 ​TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.
28 ​PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.

Daniel comenta o motivo para a mão aparecer e escrever o que havia sido escrito.
  
Daniel 5
22 ​Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto.
23 ​E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
24 ​Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura.

Sem entrar em detalhes, a Bíblia conta sobre Belsazar:

Daniel 5:30 ​Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.

Vindo, então, o reino Medo-Persa. Estudaremos sobre eles no próximo post. Que Deus nos abençoe.

Braços e peito de prata. Significavam o reinado Medo-Persa

0 comentários :