30 setembro 2011

Abaixo transcrevo o texto que pode ser encontrado em Mateus 25:1-13, que é a parábola das 10 virgens. A tradução utilizada é a VIVA.

1 O Reino dos Céus pode ser ilustrado pela história de dez damas de honra que tomaram sua lâmpadas e foram ao encontro do noivo.
2 Apenas cinco entre elas foram bastantes espertas para encher suas lâmpadas de azeite,
3 enquanto que as outras cinco eram irresponsáveis e esqueceram.
4 Veja verso 2
5 E, como o noivo estava demorando, elas se deitaram para descansar,
6 até à meia-noite, quando foram acordadas pelo grito: O noivo esta chegando! Saiam para recebê-lo!.
7 Todas as moças pularam e prepararam as suas lâmpadas.
8 Então as cinco que não tinham azeite nenhum pediram às outras que dividissem com elas, porque as suas lâmpadas estavam se apagando.
9 Mas as outras responderam: Nós não temos bastante. Em vez disso, vão às vendas e comprem para vocês.
10 Mas enquanto elas foram, o noivo chegou, e aquelas que estavam prontas, entraram com Ele para a festa de casamento, e a porta foi trancada.
11 Mais tarde, quando as outras cinco voltaram, ficaram lá fora, chamando: Senhor, abra a porta para nós!.
12 Porém Ele respondeu: Vão embora! É tarde demais!.
13 Portanto, fiquem acordados e estejam preparados, porque vocês não sabem a data nem o momento da minha volta.

Você leu o que está escrito. Pare e pense: Quando é o momento certo para começar a se preparar se você não sabe nem a data nem o momento certo da volta de Jesus? Amanhã? Mês que vem? No próximo ano? Hoje?

Deus está chamando a sua igreja para viver em conformidade com a verdade. Dia após dia, pessoas são convidadas insistentemente pelo Espírito Santo para participar dos preparativos para receber o noivo(Cristo) nas bodas.

Engana-se quem pensa que as bodas serão no momento do Advento. Uma escritora cristã alerta para isso ao escrever o seguinte:

A proclamação: "Aí vem o Esposo!" foi feita no verão de 1844. Desenvolveram-se então as duas classes representadas pelas virgens prudentes e as loucas: uma classe que aguardava com alegria o aparecimento do Senhor, e que se estivera diligentemente preparando para O encontrar; outra classe que, influenciada pelo medo, e agindo por um impulso de momento, se satisfizera com a teoria da verdade, mas estava destituída da graça de Deus. Na parábola, quando o Esposo veio, "as que estavam preparadas entraram com Ele para as bodas". A vinda do Esposo, aqui referida, ocorre antes das bodas. O casamento representa a recepção do reino por parte de Cristo. A santa cidade, a Nova Jerusalém, que é a capital e representa o reino, é chamada "a esposa, a mulher do Cordeiro". Disse o anjo a João: "Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro." "E levou-me em espírito", diz o profeta, "e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do Céu." Apoc. 21:9 e 10. Claramente, pois, a esposa representa a santa cidade, e as virgens que saem ao encontro do Esposo são símbolo da igreja. No Apocalipse é dito que o povo de Deus são os convidados à ceia das bodas (Apoc. 19:9). Se são convidados, não podem ser também representados pela esposa.
(White, O Grande Conflito, 426-427.)
Portanto, o casamento se dá DEPOIS do Advento, no período conhecido por "Juízo Executivo"(Já abordei o assunto aqui no blog). Em outras palavras, o casamento ocorre depois dos mil anos que a Bíblia cita.

Entretanto, é importante observar que aquelas "damas de honra" dormiram. Não foram 8 ou 9 que dormiram. Todas dormiram! O azeite citado no trecho é referente ao Espírito Santo. 5 buscaram o Batismo do Espírito Santo (que nada tem a ver com falar línguas estranhas - tema que já abordei no blog também) e estavam com a lâmpada cheia de azeite enquanto outras 5 não encheram a lâmpada mas levaram o que era necessário para acender um pouco a luz. Assim, vemos claramente que existe uma divisão de grupos aqui. Um grupo que tem preocupação em estar pronto e outro que acha que ja tem o suficiente.

Leia Apocalipse 3.

17 Você diz: "Eu sou rico, tenho tudo o que necessito; não preciso de coisa nenhuma". E não percebe que espiritualmente você é um desgraçado, um miserável, um pobre, um cego e um nu.

Perceba que Deus envia uma mensagem a igreja de Laodicéia (que representa a igreja dos ultimos tempos) e diz que essa igreja tem um pensamento de que já tem o suficiente mas Deus argumenta e diz "é um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu". Que contraste! Alguém que pensa ter tudo e não tem nada! Depois ainda vem o convite de Deus:

18 O meu conselho a você é que compre de mim ouro puro, ouro purificado pelo fogo - só então você será verdadeiramente rico. E que adquira de mim Vestes brancas, limpas e puras, para que não fique nu e envergonhado; e que obtenha de mim remédio para curar os seus olhos e devolver-lhe a sua vista.
19 Eu corrijo e castigo constantemente todo aquele a quem amo; portanto, devo castigá-lo, a menos que você abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus.
20 Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim.

Deus está apenas esperando a atitude do seu povo para mudar o seu rumo. Constantemente convida para que deixem de fazer aquilo que os afasta de Seus caminhos e busquem viver uma vida plena e de poder para que sejam verdadeiramente filhos de Deus.

Portanto, quando é o momento para começar a mudar? Quando é o momento para levantar e abrir a porta para Jesus? Ele está batendo na porta de seu coração agora. Qual é a sua decisão? Deixá-Lo a bater ou abrir e desfrutar da prazerosa companhia do Criador do universo?

Permita que Deus transforme a sua vida pois os prazeres deste mundo nada têm de bom. Podem até agradar momentaneamente mas o que Deus tem preparado supera qualquer coisa deste mundo! Está esperando o quê? A Bíblia diz o momento de tomar a sua decisão!

Hebreus 3:77 E, uma vez que Cristo é tão superior, o Espírito Santo nos adverte que O escutemos, que não deixemos de ouvir sua voz hoje

Ouça a voz de Cristo e O receba em sua vida.

Que Deus te abençoe.



Nota: Todos os textos da Bíblia supracitados foram retirados da Bíblia VIVA.

2 comentários :

nemarcosta disse...

Quero o número 8.999. Quanto aos convites - inúmeros, mais de 9 mil - que Jesus nos faz, o importante é aceitarmos todos. Mesmo aqueles que não sejam só de alegrias e flores. A emoção faz parte do processo. Ao criarmos esse costume de aceitar todos os convites, rependinamente sera o último: "Venha comigo para o Milênio."

Unknown disse...

Não sei quem foi o número 9.000, Nemar! hehehehe

Tens razão. Deus nos convida a todo instante a buscar viver uma vida digna. O melhor convite será esse ultimo que você citou! Será maravilhoso ouvir esse convite de Jesus!